domingo, 2 de setembro de 2007

Stela Terra | O lugar da cor | 05.09

Entre os artistas selecionados pelo Malg, está Stela Terra, que irá expor também no dia 5 de setembro, quarta-feira, juntamente com Alexandre Lettnin e Letícia Costa Gomes.
Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, no ano de 2006, Stela destacou-se por estar entre os 30 artistas selecionados, entre 703 artistas do Brasil todo, no final do ano passado para expor no MASC em SC.
"O que proponho nos trabalhos que venho desenvolvendo é a investigação de uma possível desmaterialização da “zona de limite”, “fronteira”, um lugar de coexistências, cruzamentos entre o bidimensional, tridimensional e o domínio do espaço pela cor-luz, que faz o corpo do suporte/superfície requisitar os espaços da parede, onde a cor possa atuar como elemento determinante da obra, através do que chamo de transbordamento da cor-luz.
Crio suportes específicos, torno-os ativos por sua relação exercida com uma substância imaterial, incorpórea e imperceptível - a luz. O suporte de madeira pintado recebe a incidência da luz que se projeta sobre o plano da parede como suporte ampliado e deixa evidente a existência da cor-luz.
Meu interesse pela luz se dá por sua presença silenciosa. Ela está tão presente em nosso ambiente que a banalizamos, deixamos de pensá-la como presença.
Testo os limites de sutilezas da incidência da luz que revelam as cores e a apresentação das formas, em várias possibilidades, através de suportes que, ao mesmo tempo em que a abrigam, a manifestam numa relação particular também com a luz ambiente, assim como com o espaço do entorno da obra."

Stela Terra

Um comentário:

lettnin disse...

Admiro esta tua maneira de mostrar a luz através de reflexos! Tua obra me faz um apelo a contemplação: sinto necessidade de permanecer estático para melhor observar. Parabéns.